Alta da inflação pode reduzir demanda e desacelerar aumento dos preços, diz presidente do BC britânico

Publicado em 19/01/2022 12:18

A inflação em alta no Reino Unido pode prejudicar a demanda, o emprego e, eventualmente, desacelerar o crescimento dos preços, disse o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, nesta quarta-feira.

"Isso é uma coisa difícil de dizer... mas se você tiver pressão sobre o custo de vida, pressão sobre a renda real, isso tenderá a restringir a demanda na economia... e isso poderia levar a uma abertura no hiato do produto, e isso poderia, é claro, levar a um desemprego mais alto, o que reduziria a inflação", disse ele ao Comitê do Tesouro no Parlamento.

"Não quero sugerir que... se considerássemos necessário, não temos que tomar nenhuma ação em termos da ação do Banco da Inglaterra nas taxas de juros. Obviamente, julgaríamos isso nós mesmos. Mas há outro canal ali que enfraqueceria a demanda na economia."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Zelenskiy alerta Rússia para um inverno doloroso caso negociações para trégua energética fracassem
Cenário de incerteza demanda movimentos suaves e previsíveis na política monetária, diz David, do BC
Dólar tem alta forte reagindo a nova pesquisa eleitoral e exterior
Juros futuros sobem com nova pesquisa eleitoral e disparada dos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa fecha em queda com exterior desfavorável, sem tirar eleição do radar
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$7,078 bilhões em setembro até dia 18, diz BC