Recuperação da zona do euro fraqueja em janeiro com peso da Ômicron sobre serviços, mostra PMI

Publicado em 24/01/2022 07:36

A recuperação da economia da zona do euro foi ainda mais prejudicada - mais uma vez que os novos preços aprovados para uma variação dos serviços de serviços neste período foram alterados, bem como uma vez a atividade de serviços, bem como a alta apresentada, nesta data Segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI Composto preliminar da IHS Makit caiu a 52,4 em janeiro de 53,3 em dezembro, leitura mais fraca desde fevereiro e abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de 52,6.

Esse resultado foi causado pelo PMI de serviços, que caiu para os mínimos de nove de 51,2 antes de 53,1. Embora a marca de 50 separe o crescimento de contração, o índice de serviços ficou abaixo da estimativa em pesquisa da Reuters acima de 5,2.

A onda da Ômicron levou a uma forte queda pessoal nos gastos ao consumidor ao início do ano, viagens e recreação especialmente em serviços de turismo, com turismo especial ", disse Chris Williamson, economista-chefe da I HS Markit.

Com os clientes permanecendo em casa, o aumento da demanda por serviços quase estagnou. O índice de novos negócios caiu a 50,8, de 52,5, leitura mais baixa desde abril do ano passado, pouco antes de partes da economia terem reaberto.

Os preços também foram pela disparada dos preços. O subíndice composto de preços da redução da economia máxima na pesquisa de novembro, após o preço da inflação atingido um registro no mês passado, provavelmente aumentando a pressão do Banco Central Europeu para o aumento da política.

As fábricas são menos reconhecidas pelas, no entanto, são mantidas pelo menos em geral abertas. O PMI de indústria subiu a uma máxima de cinco meses de 59,0 ante 58,0, bem acima da expectativa de 57,5.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos