Putin disse a Macron que não quer agravar crise na Ucrânia, diz autoridade francesa

Publicado em 28/01/2022 15:50

PARIS (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao presidente da França, Emmanuel Macron, que quer continuar o diálogo com o Ocidente e não quer o agravamento da situação na Ucrânia, afirmou uma autoridade presidencial francesa após a conversa entre os dois líderes nesta sexta-feira. 

Moscou acumulou forças próximas à Ucrânia e tenta conseguir garantias de segurança do Ocidente, incluindo uma promessa de que a Otan não irá admitir o ex-vizinho soviético da Rússia na aliança militar liderada pelos Estados Unidos. 

Putin conversou com Macron após os Estados Unidos e a Otan submeterem respostas às exigências de segurança da Rússia após semanas de silêncio público sobre a crise. 

"O presidente Putin disse que quer continuar o diálogo e que precisa trabalhar pela implementação dos acordos de Minsk", disse a autoridade após uma teleconferência entre os dois governantes, se referindo às negociações entre França, Alemanha, Rússia e Ucrânia sobre o conflito no leste da Ucrânia iniciado em 2014. "Ele disse que não quer o agravamento." 

O Kremlin afirmou que Putin disse a Macron que os Estados Unidos e a Otan não abordaram muitas das exigências de segurança no impasse em relação à Ucrânia, mas que Moscou está pronto para continuar negociando. 

Durante seus cinco anos como presidente da França, Macron buscou o diálogo com Putin, algumas vezes irritando alguns de seus aliados da União Europeia. O mandatário francês, que disse que a conversa foi respeitosa e séria, disse que Putin reiterou que os EUA e a Otan precisam oferecer garantias de segurança à Rússia. 

Macron deixou claro que a soberania de países vizinhos precisa ser respeitada, disse a autoridade. 

(Reportagem de John Irish)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro teve novos episódios de soluços e passou por mais um procedimento, diz boletim
Índices S&P 500 e Nasdaq ficam estáveis em negociações fracas de fim de ano e Meta sobe com acordo
Ibovespa sobe no último pregão de ano e confirma melhor desempenho desde 2016, com ganho de 34%
Dólar à vista fecha o dia em queda firme e acumula recuo de mais de 11% no ano
Taxas dos DIs fecham estáveis com dados de emprego e ata do Fed no radar
Índia impõe tarifa de três anos sobre alguns produtos de aço para conter importações baratas