Presidente do BC do Japão promete manter política monetária ultraflexível após BCE adotar postura "hawkish"

Publicado em 04/02/2022 09:51

O banco central do Japão precisa manter a política monetária ultraflexível, uma vez que a inflação no país permanece bem abaixo da de outras economias, disse o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, descartando a visão de que poderia seguir os passos de pares mais "hawkish" (duros com a inflação) nos Estados Unidos e na Europa.

"No Japão, os salários nominais não subiram muito. É difícil prever a inflação atingindo nossa meta de 2% de forma sustentável, a menos que os salários subam junto com os preços", disse Kuroda ao Parlamento nesta sexta-feira.

"É importante manter uma forte flexibilização monetária para apoiar a economia e ajudar a gerar um crescimento estável de salários e preços", acrescentou.

As declarações vieram depois que o Banco Central Europeu, considerado um dos atrasados em relação à redução de estímulos, surpreendeu os mercados ao adotar uma postura agressiva em relação à pressão de preços, reconhecendo os riscos de inflação e abrindo as portas para um possível aumento dos juros neste ano.

O lento crescimento salarial e o fraco consumo mantiveram o núcleo da inflação ao consumidor do Japão em 0,5% em dezembro, patamar mais alto em quase dois anos, mas ainda bem abaixo da meta de 2% do banco central japonês.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA instam China a cumprir compromissos sobre terras raras e agricultura antes de reuniões entre Trump e Xi
Nasdaq se recupera, mas tem quarta queda semanal consecutiva
Ibovespa avança com aval externo; investidor aguarda Lula
Dólar fecha em alta com exterior e política econômica no radar em dia de dados de emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em queda com política econômica no radar
Exportação de petróleo e café do Brasil tem novo recorde em outubro, aponta Secex