Ibovespa vira para o positivo com Petrobras, Vale e exterior

Publicado em 04/02/2022 15:18

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira passava a subir nesta sexta-feira, após abertura negativa, com suporte das empresas petrolíferas, que aceleraram a alta acompanhando movimento dos preços da commodity, e diante de melhora em Wall Street.

Às 14:58, o Ibovespa subia 0,45 %, a 112.194,45 pontos. O volume financeiro era de 15,2 bilhões de reais.

Com a recuperação na sessão, o Ibovespa acumulava alta de 0,3% na semana, no que seria a quarta semana seguida de avanço.

A ação preferencial da Petrobras subia 2,7%, enquanto o papel de PetroRio tinha alta de 5,9%. O petróleo renovou maior patamar em sete anos nesta sexta-feira, em meio a temores com a oferta por conta de tensões geopolíticas e especialmente uma tempestade de inverno nos EUA.

Além disso, os papéis da mineradora Vale, ação de maior peso no índice, subiam 2,2%.

"É o que está contribuindo mais para o índice", disse Bruna Marcelino, estrategista-chefe da Necton Investimentos, em referência ao impacto da alta do petróleo nas ações do setor.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 e o Nasdaq subiam 0,4% e 1,2%, respectivamente, enquanto o Dow Jones caía 0,1%. Os três índices caminhavam para alta semanal.

A dinâmica das bolsas nos EUA mesclava otimismo após resultados positivos da Amazon, após forte queda do setor de tecnologia na véspera, e temor com inflação, depois de dado de emprego acima da expectativa do mercado.

Os EUA criaram 467 mil postos de trabalho fora do setor agrícola em janeiro. A estimativa de economistas era de abertura de 150 mil vagas. E o dado de dezembro foi revisado para cima, de 199 mil para 510 mil. A taxa de desemprego em janeiro foi de 4%, ante 3,9% das projeções.

O resultado impulsionou apostas de uma postura mais dura do Federal Reserve em seu esperado aperto monetário.

"Estamos acompanhando as bolsas dos EUA, que deram uma melhorada. O rumo do fechamento estará atrelado ao desempenho de lá", disse Pedro Galdi, analista da Mirae Asset Corretora.

Localmente, o tema preços dos combustíveis segue no radar, após nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) vir à tona, permitindo que União, Estados e municípios reduzam ou zerem alíquotas de tributos sobre combustíveis e gás.

O ministério da Economia estima perda anual de até 54 bilhões de reais para a União caso a proposta se concretize, disse à Reuters uma fonte da pasta a par do assunto.

A proposta "é bem danosa e restaura preocupações piores do que as observadas anteriormente", escreveu em comentário Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, destacando que a PEC não traz necessidade de compensação.

Entre os destaques corporativos, Ecorodovias caía 5,7%, após empresa destituir Gianfranco Catrini do cargo de presidente-executivo menos de dois meses após ter sido eleito. Os papéis de Cielo subiam 8,2%, após tombarem na véspera na sequência de resultados trimestrais.

(Por Andre Romani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro teve novos episódios de soluços e passou por mais um procedimento, diz boletim
Índices S&P 500 e Nasdaq ficam estáveis em negociações fracas de fim de ano e Meta sobe com acordo
Ibovespa sobe no último pregão de ano e confirma melhor desempenho desde 2016, com ganho de 34%
Dólar à vista fecha o dia em queda firme e acumula recuo de mais de 11% no ano
Taxas dos DIs fecham estáveis com dados de emprego e ata do Fed no radar
Índia impõe tarifa de três anos sobre alguns produtos de aço para conter importações baratas