Biden adverte Putin sobre ação 'decisiva' se Rússia avançar 'ainda mais' sobre a Ucrânia

Publicado em 12/02/2022 20:00

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou seu colega russo, Vladimir Putin, de que os Estados Unidos e seus aliados "responderiam decisivamente" em caso a Rússia avançasse "ainda mais" sobre a Ucrânia, disse a Casa Branca neste sábado.

Os líderes conversaram durante uma ligação segura por cerca de uma hora na manhã de sábado sobre o acúmulo de tropas ao redor da Ucrânia, disse um funcionário da Casa Branca neste sábado.

"O presidente Biden reiterou que uma nova invasão russa da Ucrânia produziria sofrimento humano generalizado e diminuiria a posição da Rússia", disse a Casa Branca.

Uma autoridade dos EUA disse que a ligação não produziu nenhuma mudança fundamental e não estava claro se a Rússia buscaria diplomacia ou ação militar.

Enquanto os Estados Unidos estavam preparados para se envolver na diplomacia, Washington permaneceu "igualmente preparado para outros cenários", acrescentou a Casa Branca.

(Reportagem de Trevor Hunnicutt e Mike Stone em Washington; Escrita por Makini Brice; Edição de Chizu Nomiyama, Daniel Wallis e Diane Craft)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral