Otan pede que Rússia prove intenção de amenizar tensões com ações no terreno

Publicado em 15/02/2022 10:45

BRUXELAS (Reuters) - O secretário-geral da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, saudou nesta terça-feira os sinais de que a Rússia pode estar procurando uma solução diplomática em meio a uma acumulação militar na fronteira com a Ucrânia, mas pediu que Moscou demonstre sua vontade de agir.

"Há sinais de Moscou de que a diplomacia deve continuar. Isto dá motivos para um otimismo cauteloso. Mas até agora não vimos nenhum sinal de desescalada no terreno do lado russo", disse Stoltenberg aos repórteres antes de uma reunião de dois dias dos ministros da Defesa da aliança em Bruxelas.

"A Rússia acumulou uma força de combate na Ucrânia e em seus arredores sem precedentes desde a guerra fria. Tudo está agora pronto para um novo ataque. Mas a Rússia ainda tem tempo para se afastar da crise, parar de se preparar para a guerra e começar a trabalhar por uma solução pacífica", disse Stoltenberg, chamando a situação atual de "a mais grave crise de segurança que enfrentamos na Europa durante décadas".

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro teve novos episódios de soluços e passou por mais um procedimento, diz boletim
Índices S&P 500 e Nasdaq ficam estáveis em negociações fracas de fim de ano e Meta sobe com acordo
Ibovespa sobe no último pregão de ano e confirma melhor desempenho desde 2016, com ganho de 34%
Dólar à vista fecha o dia em queda firme e acumula recuo de mais de 11% no ano
Taxas dos DIs fecham estáveis com dados de emprego e ata do Fed no radar
Índia impõe tarifa de três anos sobre alguns produtos de aço para conter importações baratas