Ministra pede vista em caso sobre Petrobras após turma do STF decidir pró-estatal

Publicado em 21/02/2022 13:18

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber pediu vista na noite de sexta-feira no julgamento do recurso da maior condenação trabalhista já imposta à Petrobras, interrompendo momentaneamente andamento do processo no plenário virtual.

Na semana passada, a Primeira Turma da Corte havia formado maioria para anular o caso, o que evitaria perdas estimadas em 17 bilhões de reais para a Petrobras. Falta apenas o voto de Rosa Weber, que não tem prazo para analisar o processo.

A maioria do colegiado havia votado para acatar um pedido da companhia para reverter condenação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de 2018 em que se discutia a forma de pagamento aos empregados de uma verba salarial, a Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR).

"A expectativa é de que o processo seja futuramente submetido a julgamento no Plenário do STF e as assessorias jurídicas da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e dos sindicatos de petroleiros seguem mobilizadas, atuando junto à Corte para fazer prevalecer a jurisprudência do TST (Tribunal Superior do Trabalho), favorável aos trabalhadores", afirmou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

A FUP pontuou que o recurso no STF decorre da decisão tomada pelo TST, em junho de 2018, a favor dos trabalhadores sobre a RMNR, política salarial implementada em 2007. A disputa trata de inclusão de adicionais em cálculo de complemento da remuneração dos petroleiros. A Petrobras recorreu da decisão.

A decisão de levar o caso para o plenário do STF, caso os representante dos trabalhadores recorram, caberá ao ministro Alexandre Moraes, relator do processo, que já se declarou favorável à Petrobras em julho do ano passado. Sua posição foi acompanhada por Dias Toffoli e Carmem Lúcia, na Primeira Turma. O ministro Roberto Barroso declarou suspeição.

Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas e reacende expectativa de recuperação das exportações brasileiras de máquinas
Trump adverte sobre tarifas mais altas para países que "fizerem joguinhos" após decisão da Suprema Corte
Wall Street abre em baixa após incerteza sobre tarifas prejudicar apetite por risco
Ibovespa recua após recordes com política comercial dos EUA no radar; Telefônica Brasil sobe
China avalia decisão da Suprema Corte dos EUA sobre tarifas e diz que “disputa é prejudicial”
Estimativa para reconstrução da Ucrânia salta 12%, para US$588 bi, afirma Banco Mundial