BCE deveria manter foco na normalização da política monetária devido à inflação, diz BC alemão

Publicado em 02/03/2022 08:37

A inflação na Alemanha provavelmente ficará acima do esperado neste ano e o Banco Central Europeu deveria manter o foco na normalização da política monetária, afirmou nesta quarta-feira o presidente do banco central alemão, Joachim Nagel.

Com as pressões inflacionárias se intensificando bem antes da invasão russa à Ucrânia, a expectativa era de que o BCE acelerasse o fim dos estímulos em sua reunião de março.

Em fevereiro, a inflação na zona do euro disparou para máxima recorde de 5,8%, de acordo com dados da Eurostat divulgados nesta quarta-feira.

Mas o conflito na Ucrânia abalou os planos do BCE.

"Se a estabilidade de preços exigir, o Conselho do BCE tem que ajustar o curso da política monetária", disse Nagel, que assumiu o Bundesbank em janeiro, no relatório anual do banco central alemão.

Nagel, entretanto, evitou defender que o BCE reduza o estímulo já no encontro de 10 de março.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa destoa do exterior e recua pressionado por Petrobras
Dólar fecha em R$4,9836, no menor valor do ano, após Irã reabrir Estreito de Ormuz
Wall Street fecha em alta após queda do petróleo e abertura do Estreito de Ormuz
Petrobras deixa de atender 10% do pedido de diesel de distribuidoras para maio, dizem fontes
Brasil soma mais de 200 invasões de propriedades rurais nos últimos três anos
Exportações brasileiras para UE podem aumentar em US$1 bi já este ano com entrada em vigor de acordo com Mercosul, diz Apex