Fitch e Moody's rebaixam classificação da Rússia para "junk"

Publicado em 03/03/2022 08:23

As agências de classificação de risco Fitch e Moody's rebaixaram a Rússia em seis níveis, para "junk", afirmando que as sanções ocidentais colocam em dúvida a capacidade do país de pagar o serviço da dívida e enfraquecem a economia.

A Fitch rebaixou a Rússia a "B" de "BBB" e colocou o rating do país em "observação negativa". A Moody´s também rebaixou o país em seis níveis, a B3, de Baa3.

A Fitch disse que o único outro precedente de um rebaixamento tão grande de uma única entidade soberana foi a Coreia do Sul, em 1997.

Os mercados financeiros russos passaram a apresentar turbulência depois das sanções adotadas devido à invasão da Ucrânia, maior ataque a um país europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

A invasão provocou uma série de alertas sobre o impacto na economia russa. A S&P rebaixou a classificação do país para "junk" na semana passada.

A guerra também levou as fornecedoras de índices FTSE Russell e MSCI a anunciarem na quarta-feira que irão remover as ações russas de todos os seus índices.

A FTSE Russell disse que a decisão entrará em vigor em 7 de março, enquanto a MSCI disse que sua determinação será implementada com um único passo em todos os seus índices a partir do fechamento de 9 de março.

A Rússia tem um peso de 3,24% no índice referencial de mercados emergentes da MSCI, além de um peso de cerca de 30 pontos básicos no seu índice global.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro tem prisão domiciliar prorrogada por questões de saúde
Dólar acompanha exterior e cai ante o real em sessão com liquidez menor
Ibovespa avança e fecha acima de 174 mil pontos em pregão com volume reduzido sem Wall St
Taxas de DIs caem no Brasil após dados fracos da indústria em sessão sem os Treasuries
Exportações brasileiras de petróleo, minério de ferro e soja avançam em junho
Governo eleva projeção de superávit comercial do Brasil a US$90 bi em 2026 prevendo exportações mais fortes