Rússia avisa detentores de títulos soberanos que pagamentos dependerão de sanções

Publicado em 07/03/2022 09:41

Por Guy Faulconbridge e Karin Strohecker

LONDRES (Reuters) - A Rússia informou no domingo que os pagamentos de títulos soberanos dependerão das sanções adotadas pelo Ocidente devido à invasão da Ucrânia, levantando a perspectiva do primeiro grande calote em títulos estrangeiros desde os anos seguintes à revolução Bolchevique de 1917.

O Ministério das Finanças da Rússia disse que pagará a dívida soberana totalmente e pontualmente, mas que esses pagamentos podem ser afetados pelas sanções internacionais.

"A possibilidade real de fazer tais pagamentos a não residentes dependerá das medidas adotadas por Estados estrangeiros em relação à Federação Russa", disse o ministério em comunicado.

Isso levanta a possibilidade de um default técnico da dívida pela Rússia depois de 640 bilhões de dólares em reservas terem sido congelados pelo Ocidente após o presidente Vladimir Putin ter ordenado em 24 de fevereiro o que a Rússia descreve como operação militar especial na Ucrânia.

A partir de agora, a Rússia usará rublos para fazer pagamentos a residentes de títulos denominados em moeda estrangeira, disse o ministério.

O Ministério das Finanças também afirmou de forma explícita que a Rússia pode não conseguir fazer os pagamentos de títulos devido a restrições adotadas pelo governo russo.

Em 1998 a Rússia deu calote em 40 bilhões de dólares em dívida doméstica e desvalorizou o rublo sob o comando do presidente Boris Yeltsin porque estava efetivamente falida depois da crise de dívida asiática e da queda dos preços do petróleo, o que abalou a confiança em sua dívida de curto prazo em rublo.

Desta vez, a Rússia tem o dinheiro mas não pode pagar porque as reservas --a quarta maior do mundo-- que Putin ordenou que fossem feitas para uma crise foram congeladas pelos Estados Unidos, União Europeia, Reuno Unido e Canadá.

Poderá ser o primeiro grande calote da dívida em mais de um século. Mesmo quando a União Soviética entrou em colapso, a Rússia pagou sua dívida.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa destoa do exterior e recua pressionado por Petrobras
Dólar fecha em R$4,9836, no menor valor do ano, após Irã reabrir Estreito de Ormuz
Wall Street fecha em alta após queda do petróleo e abertura do Estreito de Ormuz
Petrobras deixa de atender 10% do pedido de diesel de distribuidoras para maio, dizem fontes
Brasil soma mais de 200 invasões de propriedades rurais nos últimos três anos
Exportações brasileiras para UE podem aumentar em US$1 bi já este ano com entrada em vigor de acordo com Mercosul, diz Apex