Mercados estão funcionando bem, mas guerra e sanções ampliam tensão, diz autoridade do Tesouro dos EUA

Publicado em 07/03/2022 12:41

WASHINGTON (Reuters) - Os mercados financeiros têm funcionado bem desde que a Rússia invadiu a Ucrânia e o Ocidente atingiu Moscou com sanções, mas estão mostrando alguns sinais de tensão, disse a subsecretária de Finanças Domésticas dos Estados Unidos, Nellie Liang, nesta segunda-feira.

Liang disse em comentários a uma conferência do Instituto de Banqueiros Internacionais que as tensões estão aparecendo em "spreads" mais amplos entre preços de compra e venda e custos de financiamento sem seguro ligeiramente mais altos.

"Os investidores estão atendendo às 'margin calls' elevadas sem demora. Além disso, os investidores mostram pouca preocupação com solvência ou estresse de liquidez em instituições financeiras domésticas", disse Liang em comentários preparados.

Ela disse que o Tesouro e os reguladores que compõem o Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira dos EUA estão monitorando de perto a situação do mercado e conversando com reguladores financeiros em outros países.

"Continuaremos atentos às consequências dos eventos recentes", acrescentou Liang, ex-economista de longa data do Federal Reserve.

(Por David Lawder)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados