Poupança tem saque líquido de R$5,35 bi em fevereiro, diz BC

Publicado em 07/03/2022 15:33

BRASÍLIA (Reuters) - A caderneta de poupança registrou saque líquido de 5,35 bilhões de reais em fevereiro, mostraram dados do Banco Central nesta segunda-feira.

Foi a quarta maior retirada líquida para meses de fevereiro da série histórica iniciada em 1995, perdendo apenas para períodos equivalentes nos anos de 2021 (-5,86 bilhões de reais), 2016 (-6,64 bilhões de reais) e 2015 (-6,26 bilhões de reais).

Do total, os saques superaram os depósitos no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) no valor de 2,44 bilhões de reais. Já na poupança rural, as saídas foram de 2,91 bilhões de reais.

Em janeiro, havia sido registrado um saque líquido de 19,7 bilhões de reais, maior resgate já observado para todos os meses da série histórica.

O fluxo de recursos na poupança apresentou uma reversão de sentido ao longo de 2021, passando a acumular retiradas significativas.

Antes, em 2020, havia sido registrada uma captação recorde de mais de 166 bilhões de reais, impulsionada pelo pagamento do auxílio emergencial e pelo baixo nível da taxa básica de juros, o que aumentou a competitividade da poupança frente a outros investimentos.

Em 2021, com a retirada do auxílio emergencial e o agressivo aperto monetário implementado pelo Banco Central, houve um saque líquido de 35,5 bilhões de reais.

Com os juros básicos da economia acima de 8,5% ao ano (a Selic está agora em 10,75%), os depósitos na poupança voltaram a ter rendimento fixo de 0,5%, ou 6,17% ao ano, acrescido da taxa referencial (TR), o que deixa a remuneração mais baixa do que outros investimentos de renda fixa.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados