Cade aprova sem restrições compra de fatia da Petrobras na Gaspetro pela Compass

Publicado em 08/03/2022 12:06

SÃO PAULO (Reuters) - A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou, sem restrições, a aquisição da fatia majoritária da Petrobras na Gaspetro pela Compass Gás e Energia, subsidiária da Cosan.

A decisão foi proferida por meio de despacho emitido na segunda-feira, segundo o órgão.

Em nota, o Cade afirma que, após análise da operação, a superintendência concluiu que possíveis integrações verticais decorrentes da participação da Gaspetro em distribuidoras de gás não seriam suficientes para caracterizar potencial lesivo do negócio.

A Gaspetro é uma holding que detém participação societária em 18 companhias de distribuição de gás canalizado em diversos Estados do Brasil. A empresa foi colocada à venda pela Petrobras, que possui 51% do capital social.

Já a Compass atua em trading de energia elétrica e na distribuição de gás natural por meio da Comgás, concessionária paulista.

Na avaliação da superintendência, a consolidação da saída da Petrobras do elo de distribuição de gás representa um ganho ao ambiente concorrencial.

"Em síntese, compreende-se que o cenário pós-operação é melhor para o ambiente concorrencial que o cenário pré-operação, dado que --ainda que transfira a um único agente econômico a Gaspetro-- a alienação retira a participação do agente incumbente (Petrobras)”, concluiu o parecer.

Ainda segundo o documento, eventuais preocupações do ponto de vista concorrencial também são passíveis de serem endereçados por meio de regulação setorial.

Se o Tribunal do Cade não avocar o ato de concentração para análise ou não houver interposição de recurso de terceiro interessado, no prazo de 15 dias, a decisão da superintendência terá caráter terminativo e a operação estará aprovada em definitivo pelo órgão antitruste.

(Por Letícia Fucuchima; edição de Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados