Governo exonera presidente do Ipea e nomeia auxiliar de Guedes como substituto

Publicado em 09/03/2022 11:41

BRASÍLIA (Reuters) - O governo exonerou nesta quarta-feira o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Carlos Von Doellinger, nomeando em seu lugar Erik Figueiredo, que atuava como subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia.

A saída de Von Doellinger, que ocupava o cargo desde o início do governo Jair Bolsonaro, foi oficializada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

O Ipea é uma fundação vinculada ao Ministério da Economia que realiza atividades de pesquisa para dar suporte técnico à formulação de políticas públicas.

Inicialmente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, planejava reestruturar a área de estudos e política econômica da pasta, integrando o Ipea mais fortemente às atividades do ministério. A mudança de estrutura, no entanto, está travada.

De acordo com uma fonte da equipe econômica, o ministro estava insatisfeito com a atuação recente do instituto. Segundo esse relato, a pasta fez a mudança de comando na tentativa de fazer com que o órgão seja mais propositivo e reforce a formulação de políticas públicas.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados