Wall St se recupera com impulso de bancos e empresas de tecnologia

Publicado em 09/03/2022 16:15

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street subiam nesta quarta-feira, com investidores comprando papéis dos setores bancário e de tecnologia, que sofreram fortes perdas nesta semana devido a preocupações com as consequências da crise na Ucrânia. O ânimo era melhorado ainda pela trégua no rali do petróleo.

Às 12:51 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 2,30%, a 4.266,47 pontos, enquanto o Dow Jones subia 2,00%, a 33.285,59 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 3,04%, a 13.184,97 pontos.

Dez dos 11 principais setores do S&P avançavam. O índice para o setor financeiro subia 3,4%, após cair 6,3% nas últimas quatro sessões, com participantes do mercado preocupados com o impacto das sanções ocidentais sobre bancos, ativos e indivíduos russos devido à invasão da Ucrânia.

O índice de bancos do S&P 500 tinha alta de 4,5%, impulsionado por um aumento de 5,4% no Bank of America.

Amazon.com Inc, Apple Inc, Microsoft Corp, Alphabet Inc, Meta Platforms e Tesla Inc --gigantes de tecnologia e com perfil de crescimento-- ganhavam entre 1% e 2,6%, fornecendo o maior impulso para os índices S&P 500 e Nasdaq.

Mas as empresas que mais subiam nesta sessão eram as de viagens e lazer. Carnival Corp e a United Airlines Holdings saltavam 9,6% e 9,8%, respectivamente, após despencarem nesta semana, com a alta dos preços do petróleo ameaçando uma recuperação ainda inicial.

O setor de energia era o único em queda na sessão, de 3,4%, com o petróleo abaixo de 125 dólares o barril, após alta meteórica nesta semana que o ajudou a ultrapassar 130 dólares por barril.

O aumento dos preços do petróleo abalou os mercados globais, com investidores temendo que isso possa levar a uma inflação mais alta e a um crescimento econômico lento num momento em que bancos centrais globais estão a caminho de apertar as políticas monetárias.

Espera-se que o BC dos EUA aumente as taxas de juros em sua reunião de 15 e 16 de março.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados