S&P Global prevê contração de 8,5% na economia da Rússia em 2022

Publicado em 28/03/2022 16:39

(Reuters) - A S&P Global cortou sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto para a Rússia em 2022 em mais de 11 pontos percentuais, para uma contração de 8,5%, enquanto suas previsões para Polônia e Turquia foram reduzidas em mais de 1 ponto percentual, refletindo os efeitos da guerra na Ucrânia.

A S&P disse que os países da Europa emergente foram os mais expostos ao conflito por meio de canais de comércio, financiamento e confiança, enquanto muitos importadores de energia também foram atingidos pelo aumento nos preços.

A S&P cortou a estimativa de crescimento da Polônia em 1,4 ponto percentual, para 3,6%, a da Turquia em 1,3 ponto, para 2,4%, e a da África do Sul em 0,5 ponto, para 1,9%. A estimativa da Rússia piorou para uma contração de 8,5%, ante previsão anterior de uma expansão de 2,7%.

“Uma combinação de sanções financeiras, comerciais e tecnológicas nunca foi imposta a uma grande economia globalmente integrada antes, então temos pouco para prever o quão grande será o impacto”, disse a S&P em relatório.

(Por Rodrigo Campos)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Putin disse a Trump que posição da Rússia mudará após ataque de drones ucranianos à residência presidencial
Wall Street cai com ações de tecnologia vacilando na última semana de 2025
Ibovespa recua com Vale e ajustes mas segue a caminho de alta de mais de 30% em 2025
Taxas dos DIs oscilam perto da estabilidade com liquidez reduzida
Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026