Lagarde insiste que inflação vai parar de subir

Publicado em 30/03/2022 09:34

NICÓSIA (Reuters) - Os preços de alimentos e energia na zona do euro devem parar de subir, o que ajudaria a zona do euro a evitar a combinação de estagnação do crescimento e inflação alta temida por economistas, disse nesta quarta-feira a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

A inflação na Espanha atingiu 9,8% este mês e deve ficar acima de 7% na Alemanha, o que deve levar a zona do euro para outra máxima recorde quando os dados do bloco forem publicados na sexta-feira.

Lagarde disse que o cenário para a inflação é "fluido" uma vez que a guerra na Ucrânia força os economistas a revisarem constantemente suas projeções econômicas.

Mas ela espera que os preços de energia e alimentos, que bateram novas máximas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, se estabilizem, embora a níveis altos.

"Sabemos que veremos inflação mais alta este ano, não há dúvidas sobre isso", disse Lagarde. "Mas também estamos vendo que alguns desses fatores que alimentam a inflação hoje, energia e alimentos, permanecerão altos. Mas não estimamos que eles --não prevemos-- continuarão a subir."

Ela reconheceu que a zona do euro enfrenta crescimento mais lento e inflação mais alta, mas ainda acredita que pode evitar a "estagflação", o que ela definiu como "recessão da economia em base sustentável e inflação alta e continuando a subir".

(Reportagem de Michele Kambas)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump afirma que bloqueio ao Irã está "em pleno vigor" até que acordo seja fechado
Wall Street sobe na abertura após Irã dizer que o Estreito de Ormuz está aberto
Irã diz que Estreito de Ormuz está aberto após acordo com Líbano; Trump espera acordo com Irã "em breve"
Chanceler do Irã diz que passagem de embarcações pelo Estreito de Ormuz está liberada durante cessar-fogo
Dólar cai para a faixa de R$4,96 com otimismo sobre acordo de paz entre EUA e Irã
Superávit comercial da UE cai 60% com queda das exportações para os EUA devido a tarifas