Bolsonaro nomeia general Freire Gomes para comandar o Exército

Publicado em 31/03/2022 15:32

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro nomeou, nesta quinta-feira, o general Marco Antônio Freire Gomes como novo comandante do Exército, no lugar de Paulo Sérgio de Oliveira, novo ministro da Defesa.

Oficial de Cavalaria, ex-comandante militar do Nordeste e ex-secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, Freire Gomes é um dos três generais mais antigos do Exército --um dos critérios para ser escolhido comandante--, e também tem relação no Palácio do Planalto.

A transmissão de cargo deverá ser feita ainda nesta quinta-feira. Na sexta, Paulo Sérgio Oliveira assume o ministério da Defesa no lugar de Walter Braga Netto, cuja exoneração foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta quinta.

O ex-ministro, general da reserva, deverá ser o candidato a vice na chapa à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Braga Netto precisou deixar a pasta porque a lei eleitoral obriga os candidatos a se desincompatibilizarem seis meses antes das eleições. Ele, no entanto, não ficará sem cargo.

O general da reserva foi nomeado como assessor especial do gabinete pessoal da Presidência. Ele pode permanecer nessa função até três meses antes das eleições.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNN: Dino pede vista, Fachin encerra sessão e placar está em 4 a 3 contra unir casos de Moraes e Mendonça
Dino pede vista e diz que Fachin conduz o STF 'de maneira degradante'
Petróleo fecha com alta de US$3 com interrupção em Yanbu e cancelamentos de cargas sauditas
CNN: Moraes diz ter provas de pressão por delação; Mendonça rebate: "Mentira"
Dólar fecha quase estável no Brasil com cenário político no radar
Wall St fecha em baixa com alta do petróleo e o rendimento dos Treasuries ultrapassando 5%