Institutos econômicos alemães veem forte recessão se gás russo for vetado

Publicado em 13/04/2022 11:14

A Alemanha enfrentará uma forte recessão se o fornecimento de gás da Rússia for subitamente cortado, disseram os principais institutos econômicos do país nesta quarta-feira, e o governo afirmou que a guerra na Ucrânia representa "riscos substanciais" para a maior economia da Europa.

Uma interrupção repentina no fornecimento de energia russa --que seria um cenário adverso e não a expectativa básica dos institutos-- desaceleraria o crescimento econômico para 1,9% este ano e resultaria numa contração de 2,2% em 2023, segundo eles.

Os presidentes de três comitês parlamentares alemães pediram na terça-feira que a União Europeia imponha um embargo ao petróleo russo o mais rápido possível. Mas uma pesquisa publicada nesta quarta-feira mostrou que a maioria dos alemães rejeita essa ideia.

"Se o fornecimento de gás fosse cortado, a economia alemã sofreria uma forte recessão", disse Stefan Kooths, vice-presidente e diretor de pesquisa de ciclos de negócios e crescimento do Instituto Kiel para a Economia Mundial.

A perda acumulada do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 e 2023 no caso de um congelamento do fornecimento provavelmente seria de cerca de 220 bilhões de euros, ou mais de 6,5% da produção econômica anual, disseram os cinco institutos.

Em seu relatório mensal, o Ministério da Economia da Alemanha disse que a guerra na Ucrânia "representa riscos substanciais" para a economia, mas é difícil quantificar os efeitos: "Eles dependem muito da duração e intensidade da guerra", afirmou.

Os institutos econômicos --RWI em Essen, DIW em Berlim, Ifo em Munique, IfW em Kiel e IWH de Halle-- confirmaram as previsões revisadas informadas pela Reuters na terça-feira, cortando sua projeção de crescimento da economia em 2022 para 2,7%, ante 4,8%, e projetando um crescimento de 3,1% em 2023.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi