Campos Neto diz ver dificuldade de conduzir BC sem autonomia mais ampla

Publicado em 26/04/2022 11:59

BRASÍLIA (Reuters) - Há dificuldade em conduzir o dia a dia do Banco Central (BC) sem uma autonomia mais ampla, que inclua questões administrativas e financeiras, disse nesta terça-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto.

Em evento no Senado em homenagem ao economista Roberto Campos, o presidente do BC mencionou que seu avô dizia ser importante que a autoridade monetária tivesse autonomia operacional, administrativa e financeira.

“Hoje vivemos a realidade de ter uma autonomia operacional sem ter autonomia administrativa e financeira e a gente vê a dificuldade que é o no dia a dia conduzir o Banco Central sem ter uma autonomia mais ampla”, disse.

Apesar de ter obtido autonomia operacional, o BC não é administrativamente e financeiramente independente. Decisões sobre reajustes salariais de servidores, por exemplo, dependem de liberação orçamentária pelo governo federal.

Em abril, servidores do BC iniciaram uma greve para pressionar o governo a conceder reajustes, o que afetou a divulgação de dados e indicadores do órgão. O movimento foi suspenso, mas a mobilização foi mantida.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda pressionado por Vale e com Brasília no radar
Dólar sobe para perto dos R$5,15 influenciado por exterior e cenário político
STF define rito de sessão que analisará conversas de Moraes e Vorcaro
STF confirma transmissão pela internet de sessão sobre Moraes
Câmara Alta do Parlamento suíço aprova acordo comercial com Mercosul
Confiança da indústria recua e mantém 21 meses de pessimismo