Ucrânia fecha formalmente portos marítimos capturados pela Rússia

Publicado em 02/05/2022 09:09

A Ucrânia fechou formalmente seus quatro portos no Mar Negro e de Azov que foram capturados pelas forças russas, disse o Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira.

Os portos do Mar de Azov de Mariupol, Berdiansk e Skadovsk e o porto de Kherson no Mar Negro foram fechados "até a restauração do controle", disse o ministério em comunicado.

"A adoção desta medida deve-se à impossibilidade de atender navios e passageiros, realizar cargas, transportes e outras atividades econômicas relacionadas, garantindo o nível adequado de segurança da navegação", afirmou.

Todos os portos marítimos ucranianos suspenderam suas atividades como resultado da invasão russa no final de fevereiro. As forças russas capturaram alguns portos e bloquearam outros.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta segunda-feira que a Ucrânia pode perder dezenas de milhões de toneladas de grãos devido ao controle russo do transporte marítimo do Mar Negro, desencadeando uma crise alimentar que afetará Europa, Ásia e África.

O ministério disse na semana passada que as exportações de grãos da Ucrânia atingiram 45,709 milhões de toneladas na temporada 2021/22.

(Por Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes