Ucrânia interromperá importante passagem de gás russo para Europa; culpa Moscou

Publicado em 11/05/2022 09:33

Por Pavel Polityuk e Susanna Twidale

KIEV/LONDRES (Reuters) - A Ucrânia disse nesta terça-feira que suspenderá o fluxo de gás através de um ponto de passagem que, segundo o país, fornece quase um terço do combustível transportado da Rússia para a Europa por meio da Ucrânia, culpando Moscou pela medida e dizendo que deslocaria os fluxos a outro local.

A Ucrânia continua sendo uma importante rota de trânsito do gás russo para a Europa, mesmo após a invasão de Moscou.

A GTSOU, que opera o sistema de gás da Ucrânia, disse que interromperá os embarques pela rota Sokhranivka a partir de quarta-feira, declarando "força maior", uma cláusula invocada quando uma empresa é atingida por algo fora de seu controle.

Mas a Gazprom, que detém monopólio das exportações russas de gás por gasoduto, disse que era "tecnologicamente impossível" transferir todos os volumes para o ponto de interconexão de Sudzha, mais a oeste, como proposto pela GTSOU.

O CEO da GTSOU, Sergiy Makogon, afirmou à Reuters que as forças de ocupação russas começaram a levar o gás que transita pela Ucrânia e enviá-lo para duas regiões separatistas apoiadas pela Rússia no leste do país. Ele não apresentou provas.

A empresa disse que não poderia operar na estação de compressores de gás Novopskov devido à "interferência das forças de ocupação nos processos técnicos", acrescentando que poderia deslocar temporariamente o fluxo afetado para o ponto de interconexão física de Sudzha, localizado em território controlado pela Ucrânia.

A suspensão da Ucrânia dos fluxos de gás natural russo pela rota Sokhranivka não deve ter impacto no mercado doméstico ucraniano, disse à Reuters o chefe da empresa estatal de energia Naftogaz, Yuriy Vitrenko.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte