Putin faz piada sobre ser culpado por todos os problemas do mundo

Publicado em 23/05/2022 12:21

LONDRES (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, brincou nesta segunda-feira que terá uma conversa séria com o Ocidente sobre afirmações de que ele é o culpado por todo o caos econômico semeado pelo conflito na Ucrânia e pelas sanções paralisantes impostas pelo Ocidente ao seu país.

A invasão da Ucrânia pela Rússia matou milhares e deslocou 14 milhões de pessoas, enquanto a tentativa do Ocidente de isolar a Rússia como punição e o bloqueio de Moscou aos embarques de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro fizeram aumentar os preços do petróleo, gás natural, grãos, óleo de cozinha e fertilizantes.

Em uma reunião televisionada no resort de Sochi, no Mar Negro, Putin disse ao presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, que a economia da Rússia estava indo bem, apesar das sanções ocidentais.

Lukashenko afirmou que as sanções deram a ambos os países o impulso para se concentrar no autodesenvolvimento e que as elites do Ocidente estavam iludidas sobre as causas de seus problemas econômicos.

"Na economia, os agradecimentos são realmente a eles (no Ocidente), pois eles nos deram um grande impulso para nosso próprio desenvolvimento", disse Lukashenko a Putin, que sorriu e acenou com a cabeça.

"O que está acontecendo lá é que eles realmente subestimaram isso ao ler sua própria mídia. Eles têm inflação, mas a verdade é 'Putin é o culpado', 'Putin é o culpado por tudo'", disse Lukashenko.

Putin apertou os lábios e assentiu.

"Teremos uma conversa séria com eles", afirmou Putin com um sorriso forçado.

Lukashenko riu e disse "Sim".

(Reportagem de Guy Faulconbridge)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas futuras despencam com decisão do Fed e anúncio da Moody's sobre Brasil
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$741 mi em abril até dia 26, diz BC
Faturamento do setor mineral do Brasil sobe 25% no 1º tri, a R$68 bi, diz Ibram
Ações europeias caem após decisão do Fed e balanços mistos
Lula diz que não faltarão recursos federais para resgates e reparação de danos por chuvas no RS