Rússia realizará reunião extraordinária para definir juros conforme inflação diminui

Publicado em 25/05/2022 08:52

O banco central da Rússia realizará uma reunião extraordinária na quinta-feira para avaliar o nível de sua principal taxa de juros, disse o banco nesta quarta-feira, à medida que as expectativas inflacionárias caem e a alta do rublo minimiza o crescimento dos preços

O banco central reduziu a taxa de juros duas vezes, cada uma em 3 pontos percentuais, para 14%, desde um aumento de emergência no final de fevereiro para 20%.

Dados recentes sobre a inflação permitem que o banco central reduza ainda mais os juros para sustentar a economia prejudicada por sanções, dizem analistas.

O banco central, que tem sua próxima reunião para definição de juros programada para 10 de junho, publicará o comunicadona quinta-feira após a reunião extraordinária. Ele não forneceu mais detalhes em comunicado nesta quarta-feira.

A inflação semanal russa caiu para 0,05% na semana até 13 de maio, diminuindo de 0,12% uma semana antes e bem abaixo dos 2,22% atingidos no início de março. Isso diminuiu a inflação anual para 17,69%, que, no entanto, permanece em seus níveis mais altos em quase duas décadas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética