EUA avaliam lista final de convidados para Cúpula das Américas, dizem autoridades

Publicado em 02/06/2022 08:30

Por Daina Beth Solomon e Matt Spetalnick

CIDADE DO MÉXICO/WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos ainda estão elaborando a lista final de convidados para a Cúpula das Américas em Los Angeles na próxima semana, disseram autoridades norte-americanas nesta quarta-feira, após semanas de tensões em torno de diversos países que devem ser excluídos.

As preparações para a cúpula foram ofuscadas pela ameaça de um boicote de alguns líderes regionais, como o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, caso Cuba, Venezuela e Nicarágua não sejam convidadas.

“Ainda temos algumas considerações finais, mas acho que informaremos o público em breve”, disse o assessor de América Latina da Casa Branca, Juan González, em uma ligação com repórteres.

López Obrador, que recebeu o convite ba semana passada, ainda não respondeu se comparecerá.

González disse que o governo do presidente Joe Biden conversa com o México sobre a insistência de López Obrador para que Cuba participe da cúpula.

Autoridades dos EUA estão considerando convidar um representante cubano de baixo escalão, em uma tentativa de acalmar López Obrador e outros líderes, segundo duas fontes em Washington.

(Reportagem de Daina Beth Solomon, na Cidade do México, e Matt Spetalnick, em Washington; reportagem adicional de Katharine Jackson)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alckmin diz que etanol foi único tema explícito em negociação com EUA
Ibovespa fecha quase estável com Petrobras atenuando pressão de bancos
Exterior conduz alta do dólar ante o real em dia de busca por segurança
Lula diz que só falará de tarifaço após manifestação de Trump e que ninguém vencerá o Brasil mentindo
Tarifa de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros amplia incertezas para exportadores e reforça necessidade de diversificação de mercados
Durigan diz que não cabe falar em retaliação aos EUA por tarifas, mas governo avalia reciprocidade