Rússia diz que Ocidente está espalhando mentiras sobre causas da crise alimentar

Publicado em 22/06/2022 11:18

LONDRES (Reuters) - A Rússia disse nesta quarta-feira que o Ocidente está espalhando mentiras sobre as causas da crise alimentar global que, segundo Moscou, está sendo impulsionada pelas sanções impostas por Estados Unidos e União Europeia devido à invasão da Ucrânia.

Além das mortes e devastação resultantes da invasão russa, a guerra e a tentativa do Ocidente de paralisar a economia da Rússia como punição fizeram os preços dos grãos, óleo de cozinha, fertilizantes e energia dispararem, prejudicando o crescimento global.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse a repórteres em Moscou que estava consternada com as repetidas declarações ocidentais de que a Rússia é a culpada pela crise alimentar mundial.

"É uma mentira --essas acusações são mentiras completas", afirmou Zakharova. "Então o Ocidente pode fornecer todas essas armas para a Ucrânia, mas por algum motivo nada pode ser retirado da Ucrânia?"

Estados Unidos e membros da União Europeia, que estão fornecendo armas para a Ucrânia, têm acusado a Rússia de provocar uma crise alimentar ao impedir as exportações de grãos da Ucrânia --que responde por cerca de um décimo das exportações globais de trigo.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, alertou em 9 de junho que milhões de pessoas podem passar fome por causa de um bloqueio russo aos portos ucranianos no Mar Negro, que ele disse ter deixado o mundo "à beira de uma terrível crise alimentar".

Rússia e Ucrânia são dois dos mais importantes produtores de commodities agrícolas do mundo. A Rússia é o maior exportador mundial de trigo depois da União Europeia, enquanto a Ucrânia é o maior exportador mundial de sementes de girassol.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump chama decisão da Suprema Corte sobre tarifas de uma "vergonha", dizem fontes
UE diz analisar cuidadosamente rejeição da Suprema Corte dos EUA às tarifas de Trump
Wall Street sobe após decisão da Suprema Corte dos EUA contra tarifas de Trump
Ibovespa ensaia melhora após decisão sobre tarifas nos EUA
Taxas dos DIs passam a ceder após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Suprema Corte dos EUA rejeita tarifas globais de Trump