Ibovespa fecha em leve queda, IRB despenca 10%

Publicado em 22/06/2022 17:09 e atualizado em 22/06/2022 17:45

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em leve queda nesta quarta-feira, após quase perder o patamar dos 98 mil pontos no pior momento do dia, encontrando algum apoio na trajetória de Wall St, mas também em uma relativa trégua em ruídos políticos locais, o que abriu espaço para um repique em alguns papéis.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa recuou 0,16%, a 99.522,32 pontos. Mais cedo, renovou mínima desde novembro de 2020, a 98.050,02 pontos. O volume financeiro no pregão somou 23,7 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, o índice acionário S&P 500 fechou com queda de 0,13% depois de pronunciamento do chair do Federal Reserve. Jerome Powell afirmou ao Comitê Bancário do Senado dos EUA que o Federal Reserve está fortemente comprometido em reduzir a inflação, mas sem tentar causar uma recessão no processo. E acrescentou que a economia dos EUA está bem posicionada para lidar com uma política monetária mais apertada.

Na visão do analista da Terra Investimentos Régis Chinchila, o mercado continuará volátil, uma vez que o combate à inflação segue em andamento no mundo e no Brasil, bem como o ambiente político doméstico continua exigindo cautela, com tentativa de novos auxílios econômicos, além da pressão sobre a Petrobras.

"A preocupação neste momento também se volta para a questão fiscal e o compromisso com o teto de gastos", afirmou, chamando atenção ainda para disputa presidencial que se aproxima.

O Ibovespa ainda acumula uma queda de cerca de 10% no mês, tendo fechado no vermelho em 11 dos 15 pregões de junho.

DESTAQUES

- BTG PACTUAL UNIT avançou 5,55%, tendo de pano de fundo relatório do Itaú BBA afirmando que vê oportunidade de compra dos papéis após a queda acumulada neste mês, tendo em vista a perspectiva de bons resultados do segundo trimestre. Entre os bancos, ITAÚ UNIBANCO PN cedeu 0,74% e BRADESCO PN caiu 0,43%.

- PETROBRAS PN perdeu 0,3%, com o papel ainda fragilizado por causa das discussões sobre a política de preços da companhia, com medidas potencialmente nocivas à estatal sendo aventadas. No setor, 3R PETROLEUM ON caiu 6,7% e PETRORIO ON caiu 6,42%, com queda dos preços do petróleo no exterior.

- NATURA&CO ON valorizou-se 3,8%, no segundo pregão de alta, após renovar mínima de fechamento desde setembro de 2018 na terça-feira. Após anunciar mudanças no comando na semana passada, a Natura&Co anunciou na noite da véspera emissão de quase 1,9 bilhão de reais em debêntures de sua subsidiária Natura Cosméticos para alongar sua dívida.

- IRB BRASIL RE ON despencou 10,6%, após reportar aumento no prejuízo para 92,7 milhões de reais em abril, com alta no índice de sinistralidade. Analistas do Citi chamaram atenção para o risco de que os resultados mensais negativos levem a problemas de capital e demandem novo aumento de capital pela resseguradora.

- VALE ON cedeu 0,9%, conforme os contratos futuros de minério de ferro de Dalian caíram nesta quarta-feira para seu menor nível em 16 semanas, enquanto um movimento de vendas (sell-off) foi retomado em Cingapura, devido ao aumento das preocupações com excesso de oferta de aço na China. CSN MINERAÇÃO ON perdeu 1,6%.

- CSN ON recuou 4,6%, tendo também no radar anúncio pela companhia de contratação de assessoria financeira para avaliar oportunidade de aquisição de participação na mineradora Samarco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário