Vendas de casas pendentes nos EUA se recuperam inesperadamente em maio

Publicado em 27/06/2022 11:53

WASHINGTON (Reuters) - Os contratos de compra de casas usadas nos Estados Unidos aumentaram inesperadamente em maio, após recuo por seis meses consecutivos, mas as taxas de hipotecas mais altas estão esfriando a demanda.

A Associação Nacional de Corretores de Imóveis disse nesta segunda-feira que seu Índice de Vendas Pendentes de Imóveis, baseado em contratos assinados, subiu 0,7% no mês passado para 99,9, recuperando de uma mínima de dois anos em abril.

Economistas consultados pela Reuters projetavam que os contratos, que se tornaram vendas após um ou dois meses, cairiam 3,7%. As vendas pendentes de casas caíram 13,6% em maio em relação ao ano anterior.

"Apesar do pequeno ganho nas vendas pendentes em relação ao mês anterior, o mercado imobiliário está claramente passando por uma transição", disse o economista chefe da associação de corretores, Lawrence Yun. "As assinaturas de contratos caíram consideravelmente em relação a um ano atrás por causa de taxas de hipotecas muito mais altas."

A taxa média de uma hipoteca com taxa fixa de 30 anos aumentou na semana passada para a máxima de mais de 13 anos e meio de 5,81%, de 5,78% na semana anterior, de acordo com dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.

A taxa subiu mais de 250 pontos base desde janeiro, com o aumento das expectativas de inflação e a alta agressiva dos juros pelo Federal Reserve.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe após decisão da Suprema Corte dos EUA contra tarifas de Trump
Ibovespa ensaia melhora após decisão sobre tarifas nos EUA
Taxas dos DIs passam a ceder após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Dólar amplia perdas ante o real após decisão sobre tarifas na Suprema Corte dos EUA
Portos argentinos de grãos operam normalmente após fim da greve
Wall Street abre em baixa após dados econômicos