Preços ao produtor no Brasil desaceleram alta a 1,83% em maio

Publicado em 01/07/2022 09:59

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços ao produtor no Brasil passaram a subir 1,83% em maio, desacelerando ante a taxa de 2,08% do mês anterior e acumulando nos últimos 12 meses aumento de 19,15%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

No mês, a indústria extrativa foi o destaque com a maior variação, de 12,50%, deixando para trás a deflação de 11,54% vista em abril.

“Os dois produtos com maior peso nas indústrias extrativas – óleo bruto de petróleo e minério de ferro – contribuíram para o destaque no IPP de maio por razões parecidas", explicou o analista da pesquisa, Felipe Câmara.

"A combinação de depreciação cambial com recuperação dos preços internacionais é importante para explicar o aumento de preços das indústrias extrativas, a principal responsável pelo resultado geral no mês", completou.

Por outro lado, a indústria de alimentos registrou desaceleração nos preços para uma alta de 0,32% em maio, de 2,21% antes, em meio ao fim da colheita da soja e ao maior nível do abate de bovinos, que aumentaram a oferta nestas duas cadeias.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crescimento econômico dos EUA deve ter desacelerado para ritmo ainda forte no 4º trimestre
Atividade empresarial na zona do euro melhorou em fevereiro com recuperação da indústria, mostra PMI
Nikkei cai com tensões entre EUA e Irã inquietando investidores
Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista antes de votação final no Senado
Wall Street encerra em baixa com queda da Nvidia e de ações de private equity
Ibovespa avança mais de 1% com Axia e Petrobras em destaque