Contratos futuros de suínos da China têm maior ganho diário com oferta mais apertada

Publicado em 04/07/2022 08:26

PEQUIM (Reuters) – O contrato futuro do suíno vivo mais ativo da China fechou em alta de 7,7% nesta segunda-feira, registrando o maior ganho diário desde o lançamento do contrato em janeiro de 2021, com o rápido aumento dos preços físicos estimulando um mercado mais otimista.

O contrato para setembro negociado na bolsa de commodities de Dalian atingiu 22.695 iuanes (3.389,24 dólares) por tonelada, o nível mais alto desde novembro do ano passado.

Os futuros mais elevados estão acompanhando os preços spot em alta, já que uma redução constante no rebanho reprodutor desde o ano passado deve afetar a produção.

Dados publicados pelo Ministério da Agricultura da China na semana passada mostraram que o rebanho reprodutor caiu mais de 8% em maio em comparação com o ano anterior, apontando para uma produção menor no final deste ano.

Os preços médios do suíno subiram 50%, de cerca de 14,7 iuanes por quilo no início de maio para 22,08 iuanes por quilo na segunda-feira, segundo dados da Shanghai JC Intelligence Co Ltd.

O preço ainda está bem abaixo dos recordes alcançados em 2020 e no primeiro semestre de 2021.

No entanto, os produtores que estão de olho no aumento dos preços desde abril estão impedindo o abate de suínos e criando-os para atingir pesos maiores para se beneficiar da melhoria dos lucros, disseram analistas.

Mas Pequim também está ficando cautelosa com o rápido aumento dos preços, com o planejador estatal convocando uma reunião com os principais produtores de suínos nesta segunda-feira para discutir as razões por trás do rápido aumento de preços e planos de produção futuros, informou a mídia local Cailianshe.

(Por Dominique Patton)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA