Presidente do BC alemão adverte BCE contra ajuda a países endividados

Publicado em 04/07/2022 11:35

Logotipo Reuters

FRANKFURT (Reuters) - O presidente do banco central da Alemanha, Joachim Nagel, alertou o Banco Central Europeu (BCE) contra a tentativa de reduzir os custos dos empréstimos no sul da zona do euro e disse que o foco deve ser combater a inflação, o que pode exigir mais aumentos de juros do que o atualmente projetado.

No mês passado, o BCE prometeu comprar mais títulos de países endividados, como Itália e Espanha, na tentativa de conter uma divergência cada vez maior entre seus custos de empréstimos e os da Alemanha, argumentando que distorções do mercado prejudicam o sucesso da política monetária.

Mas Nagel disse que essa ajuda só deve vir em caso de circunstâncias excepcionais e com condições e duração estritamente definidas, para que o BCE evite sinalizar que sempre garantirá condições de financiamento favoráveis.

"Eu, portanto, advertiria contra o uso de instrumentos de política monetária para limitar os prêmios de risco, pois é praticamente impossível estabelecer com certeza se um spread ampliado é ou não fundamentalmente justificado", disse Nagel em um discurso.

Embora Nagel não tenha se oposto abertamente aos planos do BCE em seus comentários, fontes próximas às discussões disseram que ele foi contra a promessa de novo apoio a países endividados numa reunião emergencial do BCE realizada em meados de junho.

Se o apoio for de fato concedido, deve ser "estritamente temporário" e manter a pressão sobre os países para que executem políticas fiscais sustentáveis e reduzam seus níveis de dívida, acrescentou Nagel.

(Por Balazs Koranyi)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário