Consumidores dos EUA sobem projeção de inflação para próximo ano, mostra Fed de NY

Publicado em 11/07/2022 13:52

Os consumidores norte-americanos elevaram sua projeção de inflação para o próximo ano, mas esperam um ritmo mais moderado de alta dos preços num prazo mais longo, sinal de que as expectativas de inflação --fator-chave que está sendo observado de perto por autoridades do Federal Reserve-- permanecem razoavelmente ancoradas, mostrou uma pesquisa do Fed de Nova York nesta segunda-feira.

A expectativa mediana dos consumidores para a taxa de inflação no próximo um ano subiu para 6,8% em junho, a maior desde o lançamento da pesquisa em 2013, ante 6,6% em maio. Mas sua visão para a inflação daqui a três anos caiu para 3,6%, menor nível desde janeiro, contra 3,9% antes.

Com o Fed tendo aumentado os custos dos empréstimos em 1,5 ponto percentual até agora neste ano e com expectativa de mais por vir, os consumidores estão ficando mais pessimistas sobre suas finanças pessoais e o mercado de trabalho.

Pela primeira vez nos nove anos da série, mais da metade dos entrevistados disse que sua situação financeira se tornou "muito pior" ou "um pouco pior" no último ano. Enquanto isso, quase 45% disseram o mesmo sobre suas expectativas de bem-estar financeiro pessoal no próximo ano, também uma máxima da série.

Os consumidores, em média, enxergam probabilidade de 40,4% de que a taxa de desemprego esteja maior daqui a um ano, acima dos 38,6% de probabilidade relatados em maio.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula tem 49,2% das intenções de voto contra 42,9% de Flávio Bolsonaro em 2º turno, mostra pesquisa Atlas
Durigan critica ausência de propostas econômicas da oposição
Ações chinesas sobem com alívio no setor de IA; investidores buscam setores ligados ao consumo
Irã rejeita proposta de Omã para administrar Estreito de Ormuz
Acordo com Irã não prevê taxas nem pedágios para a passagem pelo Estreito de Ormuz, diz autoridade dos EUA
Dólar fecha em leve alta no Brasil com Fed no foco