1 € = US$ 1: Moeda europeia alcança pela 1ª vez paridade com o dólar nesta 3ª

Publicado em 12/07/2022 09:12 e atualizado em 12/07/2022 10:14
Há preocupações com uma crise de energia no bloco europeu, já que há grande dependência aos produtos russos e um possível corte no abastecimento

O euro atingiu pela primeira vez na história a paridade com o dólar nesta terça-feira (12), segundo a Bloomberg. A força do dólar contrasta com a desvalorização da moeda europeia em meio diversos temores no bloco europeu, fazendo com que investidores privilegiem a moeda norte-americana.

“Meu sentimento é que uma grande fila de pedidos de compra a 1,00 está no mercado procurando reduzir a exposição vendida por meio de estruturas spot ou de opções”, disse à Bloomebrg Neil Jones, chefe de vendas de câmbio para instituições financeiras da Mizuho. 

A desvalorização do euro acompanha preocupações com uma crise de energia no bloco, já que há grande dependência aos produtos russos e um corte no abastecimento. Um importante gasoduto está em manutenção e um impacto no fornecimento levaria a Europa a uma recessão.

Já o dólar se fortalece com as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) aumentará as taxas de juros mais rapidamente que o esperado para adequação ao cenário econômico atual do país.

“Não há nada de incomum ou extremo, tanto do posicionamento de mercado quanto da perspectiva de fluxo com euro-dólar em paridade”, disse George Saravelos, chefe global de pesquisa de moeda do Deutsche Bank AG. No entanto, ele pontua à Bloomberg que a redução da liquidez pode “gerar uma ação desordenada de preços nos próximos dias, pois grandes fluxos no mercado têm potencial para gerar maiores movimentos na taxa de câmbio”.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral