Tóquio ultrapassa 30.000 casos diários de Covid pela primeira vez na pandemia

Publicado em 21/07/2022 10:45

Novos casos de coronavírus na capital do Japão atingiram um recorde nesta quinta-feira, ultrapassando 30.000 pela primeira vez desde o início da pandemia, o que levou as autoridades a pedir mais vigilância.

As 31.878 novas infecções de Tóquio superaram em muito a máxima anterior em fevereiro, e muitas outras regiões também relataram níveis altos. A contagem nacional de quinta-feira de 186.229 novas infecções foi um recorde.

Apesar de poucos casos graves e mortes, as autoridades alertaram que os hospitais estavam começando a sentir a pressão do aumento dos números.

"Precisamos ficar de olho na situação da infecção, incluindo a questão do acesso a serviços médicos, com vigilância máxima", disse o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, em entrevista coletiva regular.

Novas infecções por Covid-19 em todo o país foram as mais altas já registradas, acrescentou.

Apesar do aumento, autoridades, incluindo o primeiro-ministro Fumio Kishida, não determinaram novas restrições. Quase todos os japoneses ainda usam máscaras em locais fechados, e muitos também as usam fora, enquanto a maioria das lojas as exige.

Os moradores de Tóquio disseram que o aumento é preocupante.

"Acho realmente chocante que sejam mais de 30.000", afirmou Ai Okamura, funcionário de escritório de 30 anos. "Porque eu moro com minha avó, isso me faz sentir muito mais cauteloso."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acordo com Irã não prevê taxas nem pedágios para a passagem pelo Estreito de Ormuz, diz autoridade dos EUA
Dólar fecha em leve alta no Brasil com Fed no foco
Ibovespa fecha em alta após desaceleração do IPCA-15
Taxas dos DIs têm queda firme com IPCA-15 abaixo do esperado
Três terminais russos no Mar Negro limitam recebimentos de grãos por caminhão
China mantém contato com houthis para permitir que navios naveguem pelo Mar Vermelho, dizem fontes