Arrecadação recorde confirma crescimento econômico sustentável, diz Guedes

Publicado em 21/07/2022 11:48

O nível recorde da arrecadação tributária no primeiro semestre deste ano é sintoma inequívoco de que o crescimento econômico está surpreendendo e é sustentável, disse nesta quinta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A arrecadação teve alta real de 11% no semestre e atingiu patamar recorde da série histórica iniciada em 1995, em período marcado pela normalização da atividade após a pandemia e efeito inflacionário sobre a tributação.

Para Guedes, o Brasil está conseguindo sustentar o crescimento da atividade mesmo com a alta dos juros.

Apesar da avaliação do ministro, a atividade econômica brasileira declinou em abril e maio, indicaram dados do Banco Central. O BC também acredita que a economia irá retrair com mais intensidade no segundo semestre em resposta aos efeitos do duro ciclo de alta da taxa Selic.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde