Nova ministra da Economia da Argentina se reúne com autoridades de finanças em Washington

Publicado em 26/07/2022 07:58 e atualizado em 26/07/2022 08:29

A nova ministro da Economia da Argentina realizou uma série de reuniões de alto nível em Washington na segunda-feira, com credores internacionais e autoridades norte-americanas, em um momento de crescente pressão financeira no país sul-americano.

A economia argentina sofre com uma inflação galopante e déficit fiscal cada vez maior, além de uma moeda que na semana passada enfraqueceu para mínimas recordes em relação ao dólar.

A ministra da Economia, Silvina Batakis, reuniu-se segunda-feira com a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), com o qual a Argentina tem um acordo de dívida pendente de 44 bilhões de dólares, uma reunião que ambos os lados descreveram mais tarde como produtiva em postagens no Twitter.

Em seu post, a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, elogiou os "esforços iniciais" de Batakis para fortalecer a sustentabilidade fiscal da Argentina, comentários provavelmente vistos como um voto de confiança durante o primeiro mês de trabalho da ministra.

Batakis assumiu o cargo depois que seu antecessor se demitiu abruptamente, forçando o presidente Alberto Fernández a agir rapidamente em uma tentativa de acalmar os mercados já ansiosos.

Em uma reunião com altos funcionários do Banco Mundial também na segunda-feira, foi anunciado um novo empréstimo de 200 milhões de dólares para pequenas e médias empresas argentinas, segundo comunicado do Banco Mundial.

O gerente de operações do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg, disse no comunicado que o banco forneceu financiamento recorde para o país, incluindo 2,1 bilhões de dólares no ano passado, e espera fornecer uma quantia semelhante em 2022 e 2023.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC