Confiança da indústria do Brasil recua em julho com piora de perspectivas, diz FGV

Publicado em 27/07/2022 08:30

A confiança da indústria no Brasil caiu pela primeira vez em quatro meses em julho, diante de perspectivas políticas e macroeconômicas desfavoráveis, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

Os dados da FGV mostraram que seu Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,7 ponto, para 99,5 pontos, na comparação com o mês anterior, interrompendo sequência de três altas consecutivas.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, caiu 0,9 ponto, para 101,4 pontos, segundo a FGV.

Já o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, teve queda mais acentuada, de 2,6 pontos, para 97,6 ponto.

"As expectativas menos favoráveis parecem decorrer da perspectiva de manutenção de níveis elevados de inflação e de juros até o final do ano, além do aumento da incerteza política durante o período eleitoral", explicou em nota o economista do FGV IBRE Stéfano Pacini.

No entanto, ele ainda citou manutenção de relativa satisfação com a situação corrente dos negócios, em meio a avaliações favoráveis de empresários sobre a demanda externa e a movimento de regularização de estoques.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha sem direção única e ações de saúde e energia pressionam S&P 500
Ibovespa cai mais de 2% e fecha abaixo de 159 mil pontos
Dólar sobe no Brasil com fluxo de moeda para exterior e pesquisa favorável a Lula
Taxas dos DIs avançam com cenário eleitoral e ata do Copom no foco
Gasolina inicia dezembro estável, enquanto etanol fica quase 2% mais caro, diz Edenred Ticket Log
Lula aparece com 41% no primeiro turno, Flávio Bolsonaro soma 23% e Tarcísio tem 10%, mostra Genial/Quaest