Rússia diz que tem pouca capacidade para ajudar no reparo do gasoduto Nord Stream 1

Publicado em 01/08/2022 08:37

MOSCOU (Reuters) - Há pouco que a Rússia possa fazer para ajudar nos reparos urgentes devido ao mau funcionamento de equipamento do gasoduto Nord Stream 1, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira.

A Rússia cortou o fornecimento de gás via Nord Stream 1, seu principal gasoduto para a Europa, para apenas 20% da capacidade na semana passada, dizendo que uma turbina enviada ao Canadá para manutenção ainda não havia retornado e que outros equipamentos também precisavam de reparos.

Isso sinalizou um aprofundamento de uma disputa na qual Moscou citou problemas de turbinas como motivo para cortar o fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream 1.

"Há avarias que exigem reparos urgentes e há certas dificuldades artificiais que foram causadas por sanções", disse Peskov.

"Esta situação precisa de uma correção e a Rússia tem pouca capacidade para ajudar aqui", acrescentou.

A fabricante da turbina, a alemã Siemens Energy, disse que não tinha acesso às turbinas no local e não recebeu nenhum relatório de danos da Gazprom e por isso tive que assumir que as turbinas estavam operando normalmente.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acordo com Irã não prevê taxas nem pedágios para a passagem pelo Estreito de Ormuz, diz autoridade dos EUA
Dólar fecha em leve alta no Brasil com Fed no foco
Ibovespa fecha em alta após desaceleração do IPCA-15
Taxas dos DIs têm queda firme com IPCA-15 abaixo do esperado
Três terminais russos no Mar Negro limitam recebimentos de grãos por caminhão
China mantém contato com houthis para permitir que navios naveguem pelo Mar Vermelho, dizem fontes