Wall St termina sessão de vaivém em queda com visita de Pelosi a Taiwan

Publicado em 02/08/2022 17:41

Por Noel Randewich e Devik Jain

(Reuters) - Wall Street encerrou em baixa a instável sessão desta terça-feira, com tensões geopolíticas se elevando depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, desembarcou em Taiwan.

O índice S&P 500 fechou em queda de 0,67%, a 4.091,19 pontos. O Dow Jones caiu 1,23%, a 32.396,17 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,16%, a 12.348,76 pontos.

Pelosi disse que sua viagem demonstrou a solidariedade norte-americana com a ilha --autogovernada e reivindicada pelos chineses--, mas a China condenou a primeira visita desse tipo em 25 anos como uma ameaça à paz e à estabilidade.

Os pesos pesados Microsoft e Visa perderam 1,1% e 2,4%, respectivamente, pressionando o S&P 500. Todos os 11 índices setoriais do S&P 500 perderam terreno, com o imobiliário, que perdeu 1,3%, na lanterna. O índice para o setor financeiro caiu 1,1%.

As ações dos fabricantes de chips --fortemente expostos à China-- tiveram desempenho misto. Advanced Micro Devices subiu 2,6%, antes da divulgação de seu relatório trimestral após o sino de fechamento.

Caterpillar, tida como um barômetro para o setor industrial, despencou 5,8%, após alertar sobre uma queda maior na demanda por suas escavadeiras na China, atingida por uma crise imobiliária, o que levanta ainda mais problemas à empresa, que enfrenta interrupções na cadeia de suprimentos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC