Minério de ferro cai para mínima de uma semana com preocupações de demanda da China

Publicado em 04/08/2022 08:44

Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram para mínimas de uma semana nesta quinta-feira, pressionados por preocupações com uma recuperação insustentável da demanda na China, maior produtora mundial de aço, e perspectivas de aumento da oferta.

Na Dalian Commodity Exchange da China, o contrato mais negociado do ingrediente siderúrgico em janeiro encerrou as negociações com queda de 5,2%, a 688,50 iuanes (101,96 dólares) a tonelada, depois de atingir seu nível mais fraco desde 28 de julho, a 688 iuanes.

O contrato do minério de ferro para setembro na Bolsa de Cingapura caiu 2,5%, para 107,20 dólares a tonelada, em baixa pela quinta sessão.

O conturbado setor imobiliário da China, as restrições da Covid-19, as metas de descarbonização que envolvem cortes na produção de aço e o aumento das tensões sino-americanas sobre Taiwan pesaram no sentimento, disseram analistas.

"O minério de ferro carece de impulso ascendente contínuo", disseram em nota analistas da Zhongzhou Futures, apesar da recuperação das margens do aço na China, que alimentaram um rali recente.

Embora a lucratividade da indústria siderúrgica tenha se tornado positiva, eles avaliaram que a força e a sustentabilidade da retomada da produção das siderúrgicas ainda precisam ser vistas.

Como a demanda por minério de ferro deve permanecer moderada nos próximos meses em meio a embarques constantes dos principais fornecedores Austrália e Brasil, os estoques na China podem continuar aumentando, disseram analistas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC