Chefe da ONU pede "espírito de compromisso" para manutenção de acordo sobre grãos da Ucrânia

Publicado em 18/08/2022 14:52

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu nesta quinta-feira a Rússia e Ucrânia para mostrarem um "espírito de compromisso" e garantirem a continuidade de um acordo mediado pela ONU que permitiu à Ucrânia retomar as exportações de grãos de seus portos no Mar Negro.

Guterres afirmou, após conversas na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, que 21 navios partiram dos portos ucranianos sob o acordo em menos de um mês, e 15 navios deixaram Istambul para a Ucrânia para serem carregados de grãos e outros suprimentos alimentares.

"Desde a invasão russa à Ucrânia, tenho sido claro: não há solução para a crise alimentar global sem garantir acesso global total aos produtos alimentícios da Ucrânia e alimentos e fertilizantes russos", disse ele a repórteres em Lviv.

Ele disse que os signatários do acordo trabalharam profissionalmente e de boa fé para manter o fluxo de alimentos.

"Apelo para que isso continue e para que superem todos os obstáculos com espírito de compromisso e resolvam permanentemente todas as dificuldades", disse ele, acrescentando que as iniciativas em situações de conflito são "inerentemente frágeis" e devem ser constantemente nutridas.

Sob o acordo de 22 de julho intermediado pela Turquia e a ONU, a Ucrânia conseguiu retomar as exportações de seus portos do Mar Negro no início de agosto, que ficaram paralisadas por cinco meses por causa da invasão da Rússia em 24 de fevereiro.

“Enquanto isso --e criticamente-- vimos sinais de que os mercados globais de alimentos estão começando a se estabilizar”, disse Guterres. "Mas não tenhamos ilusões -- há um longo caminho a percorrer antes que isso se traduza na vida cotidiana das pessoas em sua padaria local e em seus mercados."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina para: Greve Geral trava o Porto de Rosário e acende o alerta no agronegócio
Autoridades europeias estão céticas sobre chance de EUA conseguirem acordo de paz na Ucrânia este ano
Dino impede Congresso de aprovar novas leis com penduricalhos que superam teto do funcionalismo
Wall Street abre em baixa com queda das ações de tecnologia
Ibovespa sobe com apoio de Petrobras
Ibovespa tem alta modesta com apoio de Petrobras, mas Vale pesa