Produção da Opep+ ficou 2,9 mi bpd abaixo da meta em julho, dizem fontes

Publicado em 22/08/2022 08:56

LONDRES (Reuters) - A Opep+ produziu 2,892 milhões de barris por dia (bpd) abaixo de suas metas em julho, disseram duas fontes do grupo de produtores, já que as sanções a alguns membros e o baixo investimento de outros reduziram sua capacidade de aumentar a produção.

O cumprimento das metas de produção ficou em 546% em julho, disseram as fontes, em comparação com 320% em junho, quando a lacuna de oferta foi de 2,84 milhões de bpd.

A Opep+, que agrupa a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados liderados pela Rússia, concordou em aumentar a produção em 648.000 bpd em julho e agosto, à medida que desfaz quase 10 milhões de bpd de cortes implementados em maio de 2020 para combater a pandemia de Covid-19.

O grupo concordou este mês em aumentar as metas de produção em mais 100.000 bpd em setembro, sob pressão de grandes consumidores, incluindo os Estados Unidos, que desejam reduzir os preços.

Acredita-se que apenas a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos tenham alguma capacidade ociosa e poderão aumentar a produção de maneira significativa.

A capacidade ociosa de produção global de petróleo, concentrada principalmente nos dois produtores do Golfo, já está em mínimos históricos.

(Por Ahmad Ghaddar e Alex Lawler)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes