Minério de ferro atinge máxima de uma semana com esperanças de demanda da China

Publicado em 24/08/2022 08:19

Os preços do minério de ferro na China registraram ganhos na quarta-feira, com o mercado saltando para uma alta de uma semana com as perspectivas de forte demanda chinesa antes do pico da temporada de construção.

O minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange fechou em alta de 2,7%, a 716 iuanes (104,35 dólares) a tonelada, enquanto o contrato de vergalhão mais ativo da Bolsa de Futuros de Xangai ganhou 1,5%, a 4.086 iuanes por tonelada. Ambos os contratos atingiram seu nível mais alto desde 17 de agosto.

Mais medidas da China para apoiar o setor imobiliário local em dificuldades deram mais suporte aos preços. A China cortou na segunda-feira as taxas de empréstimo de referência e reduziu a referência de hipotecas para impulsionar sua economia afetada por surtos de Covid-19 e uma crise imobiliária.

"Os futuros de minério de ferro tiveram ganhos após as medidas adicionais de apoio ao setor imobiliário da China", disse o ANZ em nota. "O governo está fazendo movimentos para ajudar o setor, incluindo a oferta de 200 bilhões de iuanes em empréstimos especiais para concluir projetos inacabados."

A China planeja oferecer 200 bilhões de iuanes em empréstimos especiais para desenvolvedores com problemas, informou a Bloomberg na segunda-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Houve sinais de possível redução dos estoques de minério de ferro esta semana, com dados da Mysteel mostrando estoques no porto da China caindo 0,3% na semana, para 138,6 milhões de toneladas na segunda-feira.

No entanto, as perspectivas de longo prazo permaneceram nebulosas, já que o ressurgimento dos casos de Covid-19 e a desaceleração da economia global continuaram a pesar na demanda por aço.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem alta modesta com apoio de Petrobras, mas Vale pesa
Dólar se reaproxima da estabilidade no Brasil apesar de alta no exterior
Índice do BC aponta crescimento econômico de 2,5% em 2025 com retomada da força no 4º tri
FMI mantém previsão para expansão do PIB da China em 2026 em 4,5%, mas alerta para riscos ao crescimento
Lagarde dá a entender em mensagem a colegas que saída do BCE não é iminente
CNN: Mendonça diz que PF terá carta branca para investigar caso Master