Ações asiáticas têm fraqueza em meio a risco crescente de altas agressivas de juros

Publicado em 29/08/2022 08:18

Por Wayne Cole

SYDNEY (Reuters) - As ações asiáticas caíram nesta segunda-feira uma vez que o risco crescente de aumentos mais agressivos de juros nos Estados Unidos e na Europa derrubou os rendimentos de títulos e impulsionava o dólar, ao mesmo tempo em que alimentava temores de uma recessão global.

O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com baixa de 0,44%, enquanto o índice de Xangai teve ganho de 0,14%.

O Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,73%, e o índice Nikkei do Japão teve queda de 2,66%.

A promessa do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, de "dor" para conter a inflação acabou com as expectativas de que o banco central iria ao socorro dos mercados como tantas vezes no passado.

A mensagem foi repercutida por Isabel Schnabel, membro do conselho do Banco Central Europeu, que advertiu no fim de semana que os bancos centrais precisam agora agir energicamente para combater a inflação, mesmo que isso arraste suas economias para uma recessão.

Isso provocou uma queda acentuada nos futuros de Euribor, pois os mercados precificaram o risco de que o BCE poderia subir os juros em 75 pontos base no próximo mês e um pico mais alto para as taxas de juros.

Juros futuros estão precificando agora 73% de chance de que o Fed vai aumentar os juros em 75 pontos base em setembro, e veem pico em 3,75% a 4,0%, com a taxa permanecendo nesse nível por mais tempo.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 2,66%, a 27.878 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,73%, a 20.023 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,14%, a 3.240 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,44%, a 4.089 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 2,18%, a 2.426 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 2,31%, a 14.926 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,84%, a 3.222 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 1,95%, a 6.965 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha em alta com esperanças de um acordo de paz com Irã e estreia histórica da SpaceX
Dólar à vista fecha em baixa de 0,76%, a R$5,0610 na venda
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras, mas assegura 1º ganho semanal desde abril
Petróleo Brent cai ao nível mais baixo desde março
Taxas caem em dia de IPCA e expectativa de acordo entre EUA e Irã
Investidores esperam volume intenso de negócios com opções sobre ações da SpaceX