Dívida pública federal cai 0,7% em julho, diz Tesouro

Publicado em 29/08/2022 14:38

A dívida pública federal do Brasil caiu 0,70% em julho sobre junho, a 5,804 trilhões de reais, informou o Tesouro Nacional nesta segunda-feira, em mês com relativa estabilidade em indicadores de custo e prazo dos títulos.

No período, a dívida pública mobiliária interna teve recuo de 0,66%, a 5,559 trilhões de reais.

De acordo com o Tesouro, a redução do estoque da dívida foi explicada por um resgate líquido de 81,6 bilhões de reais e uma apropriação positiva de juros no valor de 40,5 bilhões de reais.

Segundo o órgão, o mês passado foi marcado por um ambiente de aversão ao risco no exterior, refletindo incertezas sobre inflação e crescimento no mundo. No entanto, após subir ao longo do mês com o cenário externo e discussões fiscais no Brasil, a curva de juros futuros encerrou julho praticamente estável.

No mês, o custo médio do estoque da dívida pública federal caiu, passando de 10,90% ao ano em junho para 10,76% no mês passado. Na dívida interna, o custo do estoque subiu ligeiramente de 10,98% ao ano para 11,00% em julho.

O custo médio das novas emissões da dívida interna também cresceu moderadamente, indo de 12,03% ao ano em junho para 12,09% ao ano em julho.

No período, também houve um leve alongamento do prazo médio de vencimento dos títulos brasileiros para 3,90 anos, ante 3,88 anos registrados em junho.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes