Casa Branca expressa confiança em instituições democráticas do Brasil e diz monitorar eleição

Publicado em 08/09/2022 11:49

(Reuters) - A Casa Branca expressou na quarta-feira confiança nas instituições democráticas brasileiras e disse que está monitorando as eleições presidenciais de outubro no país, no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) buscou dar uma demonstração de força durante os atos de comemoração do Bicentenário da Independência.

"Com relação à eleição brasileira, vamos continuar a monitorá-la. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras", disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em briefing à imprensa quando indagada sobre a disputa pelo Palácio do Planalto.

"O Brasil tem um histórico forte de eleições livres e justas, que são conduzidas com transparência e nível elevado de participação dos eleitores", acrescentou.

Apoiadores de Bolsonaro que foram às ruas de várias cidades do país no 7 de Setembro levaram cartazes com críticas ao Supremo Tribunal Federal e ecoando alegações falsas feitas por Bolsonaro contra o sistema eletrônico de votação.

O presidente frequentemente afirma, sem apresentar quaisquer evidências, que houve fraudes nas eleições de 2014 e 2018 e alega falsamente que as eleições brasileiras não são passíveis de auditoria.

Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para a eleição de 2 de outubro, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

(Reportagem de Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde