BCE vai remunerar depósitos em BCs do bloco para aliviar compressão no mercado de recompra

Publicado em 08/09/2022 11:51

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) informou nesta quinta-feira que começará a remunerar os depósitos de governos, em uma tentativa de evitar que o dinheiro inunde um mercado já repleto de liquidez e de aliviar o aperto nos títulos.

A partir de 14 de setembro, os saldos de caixa dos governos da zona do euro em seus bancos centrais nacionais serão remunerados à taxa de depósito do BCE, que foi elevada para 0,75% nesta quinta-feira.

Isso visa ajudar a apoiar o mercado de acordos de recompra, ou "repo", em que dinheiro é trocado por títulos.

Este mercado crucial foi perturbado pelas compras maciças de dívida pelo próprio BCE, que tornaram difícil encontrar títulos governamentais seguros enquanto o dinheiro está em excesso de oferta.

"Esta mudança evitará uma saída abrupta de depósitos para o mercado, numa altura em que alguns segmentos dos mercados de recompra da zona do euro estão a mostrar sinais de escassez de garantias", disse o BCE.

A nova remuneração permanecerá em vigor até 30 de abril de 2023.

(Por Francesco Canepa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA e Israel planejam bombardear alvos relacionados ao setor energético no Irã, segundo CBS
Dólar fecha estável em sessão com atraso na B3, mas acumula queda de 1,82% no mês
Ibovespa fecha em alta em dia de sessão encurtada por problema técnico
PP anuncia neutralidade na eleição presidencial e dificulta indicação de Tereza Cristina para vice de Flávio
Trump diz que campanha sobre TPI tem como objetivo defender Netanyahu, e não a si mesmo
Taxas dos DIs têm altas leves após abertura em atraso na B3