Yellen, do Tesouro dos EUA, diz que preços de petróleo podem subir no inverno

Publicado em 12/09/2022 08:22

Por Katharine Jackson

WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse neste domingo que os norte-americanos podem observar um aumento nos preços do gás no inverno, quando a União Europeia reduzir significativamente a compra de petróleo russo, acrescentando que uma proposta de teto ocidental para as exportações de petróleo da Rússia está sendo trabalhada para manter os preços sob controle.

"É um risco, e é um risco que estamos trabalhando no teto de preço para tentar resolver", disse Yellen à CNN norte-americana.

A possível alta no preço pode ocorrer porque a UE "deixará em grande parte de comprar petróleo russo" e vai impor a proibição de serviços que permitem à Rússia enviar petróleo por navio-tanque, disse ela.

O plano de teto de preços acordado pelas nações ricas do G7 define que os países participantes neguem seguros, finanças, corretagem, navegação e outros serviços para cargas de petróleo com preços acima de um limite ainda a ser estabelecido para o petróleo e outros produtos derivados.

Yellen disse que o teto de preço visa reduzir a receita que a Rússia pode usar para travar uma guerra na Ucrânia, enquanto mantém os suprimentos de petróleo russo a fim de manter os preços globais baixos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas