Putin busca acalmar Azerbaijão e Armênia após 49 mortes em confrontos

Publicado em 13/09/2022 08:24

Por Gabrielle Tétrault-Farber

TBILISI (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tentou nesta terça-feira encerrar os confrontos entre Armênia e Azerbaijão depois que combates na fronteira mataram pelo menos 49 soldados armênios e levantaram temores de outra guerra na ex-União Soviética.

Rússia, Estados Unidos e França pediram moderação após os combates mais mortais desde que Armênia e Azerbaijão travaram uma guerra de seis semanas pelo disputado enclave de Nagorno-Karabakh em 2020.

A Armênia afirmou que várias cidades perto da fronteira com o Azerbaijão, incluindo Jermuk, Goris e Kapan, foram bombardeadas nas primeiras horas da terça-feira. Yerevan disse que respondeu ao que chamou de "provocação em larga escala" do Azerbaijão.

Baku disse que foi atacada pela Armênia. A Reuters não conseguiu verificar imediatamente os relatos do campo de batalha de nenhum dos lados.

"É difícil avaliar o papel da Federação Russa, o papel de Putin pessoalmente", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.

"O presidente está naturalmente fazendo todos os esforços para ajudar a diminuir as tensões na fronteira", declarou Peskov.

A Rússia, que em fevereiro enviou tropas para a Ucrânia na maior invasão terrestre europeia desde a Segunda Guerra Mundial, é o principal intermediário no Cáucaso e um aliado da Armênia por meio da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, liderada pela Rússia, que se reuniu na terça-feira para discutir a situação.

A Rússia, que opera uma base militar na Armênia, enviou milhares de forças de paz para a região em 2020 como parte de um acordo para encerrar uma guerra durante a qual o Azerbaijão obteve ganhos territoriais significativos dentro e ao redor de Nagorno-Karabakh.

A Turquia apoia o Azerbaijão política e militarmente.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
Ibovespa tem alta firme após IPCA-15 abaixo do esperado
BC e Moraes dizem que discutiram Lei Magnitsky, não mencionam Banco Master
Crescimento econômico dos EUA acelera no 3º trimestre
Dólar tem alta leve após IPCA-15 e com mercado à espera de entrevista de Bolsonaro